terça-feira, 31 de março de 2009

Igualdade de Direitos

Converti-me recentemente à igreja do monstro de esparguete voador (FSM) pois senti que, depois dos estudo em que os ateus são representados como sendo a maior ameaça aos valores familiares nos estados unidos, a pressão social para que escolhesse uma qualquer religião era esmagadora.
No estudo da Gallup de 2007 sobre as opções de voto dos americanos em relação às características raciais, género, escolhas sexuais, religiosas e até idade dos candidatos a presidente do seu país, uma conclusão pode ser tirada. Um presidente ateu parece estar fora dos planos dos americanos num futuro próximo.
Podemos ver na tabela que os americanos prefeririam votar em qualquer candidato com as características acima, do que votar num ateu que logicamente por não ter quem lhe diga o que fazer vai naturalmente reduzir-se à sua condição natural de bombista/pedófilo/ladrão/etc. Claro que com a ajuda moral encontrada em qualquer livro escrito há mais de 1500 anos esta condição humana pode ser subvertida e transformar todos os potenciais serial-killers em excelentes chefes de família.
Como tal, venho agora, depois de devidamente evangelizado, pedir que se ensine nas escolas pelo mundo inteiro a teoria da criação do universo pelo monstro do esparguete voador (muito melhor documentada do que a teoria da evolução e qualquer outra teoria científica). Se os proponentes do Design Inteligente querem que se ensine nas aulas de ciência as outras teorias para a formação do universo eu estou completamente de acordo e acho que devemos não só ensinar o criacionismo mas também devemos ensinar que algumas teorias dizem que a terra é plana e que o seu interior é feito de gelatina de morango e a lua é feita de queijo.
Parece-me que o Santana Lopes é que tinha razão e que devemos sempre ter o direito ao contraditório, e nem sequer precisa de fazer sentido, basta que seja, como o nome indica, contrário ao que se diz.

PS: Se quiserem saber mais sobre a minha igreja (visto que está no contrato que tenho que evangelizar todos os que consiga) podem ler esta brochura (já que escrever um livro com mais de 1000 páginas dá muito trabalho e de qualquer maneira 99% das pessoas acaba por não o ler).

sábado, 21 de março de 2009

Variância


Antes de me apresentar gostava de lhe pedir abrisse este link noutra janela do seu browser.

Pergunto-lhe se vê a figura feminina rodar no sentido horário ou anti-horário?

Por muito estranho que lhe possa parecer é possível ver a mesma imagem rodar em ambos os sentidos, dependendo se estamos a usar uma dominância do lado direito do cérebro (sentido horário) ou lado do esquerdo (sentido anti-horário).

Foi com muito gosto que aceitei o convite do Nabla para escrever no Invariância e o desafio que lancei a mim próprio foi o de abordar temáticas de ciências menos puras, introduzindo, assim, alguma dispersão... :)

Deixo-vos algumas questões que tenciono abordar posteriormente:
  • será que existe diferença, no cérebro, entre pensar um acto e realizá-lo?
  • será que a prática da meditação tem benefícios reais para a saúde, possíveis de medir fisiologicamente, ou isso são apenas "paranóias" New Age?
  • será possível induzir sentimentos apenas pela manipulação dos músculos faciais?
  • quem será mais feliz ao final de um ano: uma pessoa que ganhou o Euromilhões ou uma que ficou tetraplégica?